O Procurador-Geral da República, Dr. Luís landim, participou, de 27 a 28 de novembro de 2025, em Acra, Gana, na Conferência Internacional intitulada “Mapeando o Futuro dos Mercados de Drogas na África Ocidental – Drogas Sintéticas, Cocaína, Dinheiro Criminoso e Respostas Estratégicas”. O evento foi coorganizado pela Global Initiative Against Transnational Organized Crime, pelo Reino dos Países Baixos e pela República do Gana.
A conferência reuniu Ministros da Justiça, Procuradores-Gerais e Diretores-Gerais da Polícia Judiciária da África Ocidental, bem como o Ministro da Justiça do Reino dos Países Baixos.

O encontro teve como principal objetivo a atualização de informações sobre a evolução do mercado de drogas na África Ocidental, com destaque para o surgimento de novas drogas sintéticas, além de promover a definição de estratégias conjuntas para o seu combate.
O Procurador-Geral da República participou no “Diálogo de Alto Nível” e participou também numa “Sessão Paralela” dedicada ao papel das Autoridades Centrais no reforço da cooperação no combate ao crime organizado transnacional.
Da conferência resultou a recomendação de reforçar a cooperação judiciária internacional e a cooperação policial entre os países da África Ocidental e, de forma mais ampla, a nível global.
À margem do evento, o Procurador-Geral da República participou ainda num encontro bilateral que reuniu os Ministros da Justiça da Holanda e de Cabo Verde, bem como autoridades judiciárias e policiais envolvidas na cooperação internacional.

