PGR de Angola defende a preservação do Museu Campo de Concentração do Tarrafal em Cabo Verde

WhatsApp Image 2022 11 16 at 21.25.35No âmbito da visita do Procurador-Geral da República de Angola, Dr. Hélder Pitta Gróz à Cabo Verde, visitou, esta quarta-feira, a Procuradoria da República da Comarca do Tarrafal tendo inteirado do funcionamento da referida Comarca nomeadamente, das condições de trabalho, do movimento processual, bem como dos principais constrangimentos, como é o caso da falta de recursos humanos.

Outrossim, o PGR angolano aproveitou a ocasião para visitar o Museu do Campo de Concentração do Tarrafal.

Acompanhado pelo seu homólogo Dr. Luís Landim, ambos percorreram os diversos compartimentos do museu e receberam explicações da guia Natalina Galina.

 camp con

 

No fim da visita, Dr. Hélder Pitta Gróz deixou o seu depoimento no livro de honra, tendo dito que "hoje tive soberana oportunidade de conhecer, com mais profundidade e, assim, vivenciar as condições sub-humanas em que viveram os nacionalistas e patriotas angolanos, guineenses e cabo-verdianos que a única coisa que queriam era independência e liberdade para o país e o povo. Não queriam nem riqueza nem louvores. Preservar este espaço deve ser compromisso de toda humanidade", afirmou.

 

WhatsApp Image 2022 11 16 at 21.31.46