Cidadão Russo Detido em São Vicente para efeito de Extradição

Em decorrência da vinculação aos princípios da transparência e da publicidade, visando assegurar a prestação de esclarecimento público e o dever de informação, a Procuradoria-Geral da República torna público o seguinte:

  1. No passado dia 20 do corrente mês de abril de 2021, na ilha de São Vicente, foi detido para extradição, um cidadão de sexo masculino, de nacionalidade Russa, em cumprimento de mandado de detenção internacional com Red Notice da Interpol.
  2. Presente ao Tribunal da Relação de Barlavento para audição pessoal, nos termos da Lei Interna da Cooperação Judiciária Internacional em matéria penal de Cabo Verde, a detenção efetuada foi confirmada, aguardando assim o referido cidadão, em regime de detenção provisória, os ulteriores termos do processo de extradição.
  3. Trata-se do quinto pedido de extradição que o país recebe em menos de um ano, sendo os demais provenientes dos Estados Unidos da América, da Roménia, da Itália e do Reino Unido, estando já concluídos os da Roménia e da Itália, aguardando-se neste último, apenas a remoção do extraditando pelo país requerente.

 

 Praia, 22 de abril de 2021.

A Procuradoria-Geral da República

 

DOWNLOAD EM PDF