Homem alvejado com dois tiros em Catio, Santa Catarina de Santiago: Arguido em Prisão Preventiva

Comunicado de Imprensa MP 2020

 

 

Em decorrência da vinculação aos princípios da transparência e da publicidade e visando assegurar a prestação de esclarecimentos públicos e o dever de informação, na sequência da notícia veiculada no Jornal A Nação, no dia 2 de outubro de 2020, segundo a qual um indivíduo do sexo masculino de 55 anos, residente em Arribada, foi alvejado com dois tiros enquanto recolhia pasto para animais, numa parcela agrícola em Catio, arredores de Pingo Chuva, Concelho de Santa Catarina de Santiago,  a Procuradoria-Geral da República, torna público o seguinte:

  1. Tomando conhecimento da notícia de crime através de uma participação da Polícia Nacional, o Ministério Público ordenou de imediato a abertura de Instrução e efetuou um conjunto de diligências com vista a descoberta da verdade e do autor material dos factos, nomeadamente, a audição de testemunhas e junção de relatórios médicos.
  2. Na posse dos elementos de prova recolhidos, o Ministério Público promoveu a emissão de mandado de busca domiciliária e emitiu mandado de detenção fora de flagrante delito de um individuo do sexo masculino, de 33 anos de idade, residente em Arribada, cuja execução contou com a coadjuvação da Polícia Judiciária e da Polícia Nacional, por estar fortemente indiciado da prática de um crime de homicídio simples na forma tentada em concurso real efetivo com um crime de detenção ilegal de arma.
  3. Submetido a primeiro interrogatório judicial de detido e em conformidade com o requerimento do Ministério Público, foi aplicada ao arguido a medida de coação prisão preventiva.
  4. O referido processo continua em investigação e, por isso, em segredo de justiça.

 

Praia, 11 de outubro de 2020

A Procuradoria-Geral da República

 

 

VERSÃO EM PDF